Tradicional festa do Padroeiro de Vera Cruz acontece neste final de semana

A Prefeitura de Vera Cruz promove neste final de semana a tradicional festa de Nosso Senhor de Vera Cruz, padroeiro da cidade, também conhecida como a festa do Baiacu. A comemorações unem o religioso e o profano e são realizadas em sua totalidade na contra costa da Ilha de Itaparica.

A festa é considerada um marco de preservação da história e das raízes do povo da ilha que tem passado a tradição dos festejos de geração em geração. Segundo pesquisadores locais, as comemorações acontecem desde 1561, quando foi inaugurada a Igreja do Nosso Senhor de Vera Cruz, a terceira erguida no Brasil, que hoje está em ruínas.

No sábado, dia 14, as atividades se iniciam com uma missa em frente às ruínas a partir das 10h, seguida de cortejo religioso, apresentação de grupos culturais e bandas musicais. Ainda pela manhã, às 11h30, haverá a entrega de uma Geomanta, a primeira da cidade, e da rua da Jararaca.
A partir das 16h, a festa continua com apresentação de bandas locais e do cantor Tayrone, previsto para subir ao palco à meia noite. No dia 15, as comemorações são retomadas às 14h com shows de bandas locais. O grupo Unha Pintada encerra a festa no domingo a partir das 22h.

Leia a anterior

“Na crise surgem modelos para fazer mais com menos”, diz Rui em encontro com prefeitos

Leia a próxima

Câmara de Salvador realiza sessão em homenagem ao Dia da Visibilidade Lésbica

Deo seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *