PSB Bahia inicia ciclo de formação de mulheres

O PSB da Bahia iniciou, neste sábado (14), em São Francisco do Conde, o Ciclo de Seminários de Formação Política para as Mulheres, com o objetivo de ampliar a participação feminina nas eleições de 2020, estimulando candidaturas em todo o Estado. O evento, que contou com a presença da presidente da legenda, Lídice da Mata, reuniu mais de 200 participantes.

“Estamos promovendo essas capacitações para ampliar a presença de mais mulheres nas câmaras municipais, assembleias legislativas e no Congresso Nacional, além de prefeituras e governos estaduais. O Brasil ainda tem uma participação feminina muito aquém do desejado, atrás de países como Iraque e Afeganistão, por exemplo”, disse Lídice da Mata.

Para a deputada baiana, a cota de 30% de mulheres nos processos eleitorais representa um significativo avanço, “pois só assim conseguimos aumentar nossa presença no Parlamento”, registrando um crescimento de 51% no número de deputadas na Câmara Federal, alcançando o número inédito de 77 parlamentares. “Isso tem incomodado muita gente e até mulheres de partidos mais conservadores. Vamos continuar lutando para manter essa cota e também para equiparar a ocupação de espaços na política”, disse.

A secretária de Mulheres do PSB, Luciana Cruz, contou que o ciclo de seminários prosseguirá nas cidades de Serrinha, Camaçari e Salvador, que sediará o último encontro.

Ativista do movimento feminista, a publicitária Luciana Mota falou sobre a presença de mulheres nos espaços de poder e lembrou do racismo que ainda representa uma grande barreira, sobretudo entre as menos escolarizadas. A palestrante defendeu a autonomia das mulheres e disse que muito precisa avançar no Brasil em relação à paridade de gênero, principalmente nas questões salariais e profissionais.

O evento reuniu autoridades e líderes políticos locais como o presidente do PSB, Adnailton Didi, os vereadores Reizinho, Pita de Gal e Sônia, o integrante histórico do partido em São Francisco do Conde, Pipia, além do vice-prefeito, Nem do Caípe e da secretária de Comunicação, Vanessa Dantas, dentre outras autoridades.

Leia a anterior

Vera Cruz: uma vela pra Deus e outra pra (…)

Leia a próxima

Gilmar e Marta ganham apoio de Dani Ferreira e de Valmir Assunção para o PT Municipal

Deo seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *